segunda-feira, 7 de maio de 2012

IKEBANA: Harmonia Interior

Arte milenar japonesa que leva à harmonia interior
Arte milenar japonesa
Vim aqui matar uma curiosidade... no post As Cores e a Vida  coloquei uma foto sobre a arte milenar japonesa: O Ikebana. Me perguntaram o que era e fui atrás da informação. na verdade não sou especialista no assunto, mas recebi orientações de pessoas que praticam a arte! A história é a seguinte...   Ikebana significa flores vivas, e é um termo em japonês. Ikebana, ou kado, é a arte de montar arranjos de flores que levam à harmonia interior.
O ikebana tem origem na Índia. Os religiosos faziam decorações para o altar de Buda, mas foram os japoneses que tornaram a prática conhecida. Esse aí da foto recebi em uma tarde iluminada da redação. Carla e Hugo levaram até a TV diversos arranjos belíssimos que coloriram e iluminaram nosso trabalho.

O ikebana é sempre montado com todo tipo de folha, flor e ramos. E o arranjo simboliza o céu, a terra e a humanidade. O Brasil possui até uma Associação em que os praticantes possuem toda uma tradição espiritual para aproveitar e apreciar a natureza.
Existem diversos estilos de ikebana: Ikenobo, que é o mais antigo, e são arranjos com devoção aos deus, e são decorados com galhos, Sogetsu, que é um dos estilos mais novos, onde até mesmo a Rainha Elizabeth II e a Princesa Diana frequentaram escolas para aprender essa técnica, e o estilo Ohara, que é uma montagem de galhos e flores quase que empilhados.

2 comentários:

Márcia Macieira disse...

interessante....

Hugo Reis disse...

A arte da Ikebana faz parte da filosofia da Igreja Messiânica Mundial do Brasil que é a Verdade, bem e o belo!!!