Ao som das matracas |
O assunto agora é sotaque!!! Semana passada fiz parte das transmissões "Ao Vivo" do São João de São Luís para todo o Brasil e mais de 150 países. Um trabalho bem legal que leva uma das festas mais importantes do Maranhão para milhares de telespectadores. Os apresentadores e produtores que vieram de São Paulo ficaram interessados na diferença dos sotaques do Bumba Meu Boi. Então resolvi falar um pouco do sotaque de Matraca.
Sotaque é o mesmo que chamar o ritmo da música. O sotaque não dita apenas a batida da música e os intrumentos que vão ser usados na brincadeira, as roupas também entram na jogada. As roupas são chamadas de indumentárias. Cada sotaque tem ainda os personagens que fazem parte do folguedo (história). No sotaque Matraca ou da Ilha como alguns gostam de classificar, os elementos lembram os rituais indígenas
e merecem destaque os Bumbas da Maioba, Iguaíba, Maracanã, Ribamar,
Mata, Pindoba e Tibiri. A marcação do som é altamente contagiante, por conta das duas tábuas que produzem um som único! Imagina aí... várias tábuas em uma sintonia só e com a ajuda dos panderões que formam um batalhão de som super interessante.
As matracas |
Falando agora da fantasia e dos personagens vamos destacar aqui os caboclos ou índios reais, com seus grandes chapéus de
pena. Dizem que o grupo de matraca é o que menos incorpora novidades e o que mais respeita a história original. E ainda tem os cablocos de fitas que exibem o colorido e as miçangas em suas cabeças e coletes... Então é isso!!!
Indumentária rica em detalhes |
Nenhum comentário:
Postar um comentário